QUAL TIPO DE COMBUSTÍVEL DEVO USAR

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Com a inovação no mercado automotivo, carros flex passaram a se popularizar no Brasil e trouxeram um grande ganho para os consumidores, afinal, não ficam restritos a apenas um tipo de combustível, ainda mais pela variação de preço que a gasolina ou etanol sofrem constantemente em várias partes do país.

Além disso, os carros que são abastecidos com etanol, que antes sofriam muito preconceito, passaram a funcionar muito bem, principalmente pelo reservatório de gasolina instalado e que ajuda no momento da ignição do motor. Por isso, fique tranquilo se você só abastece o seu carro com etanol: ele não sofrerá problemas por isso.

Vou prejudicar o meu carro se escolher somente um combustível entre gasolina ou etanol?

Não, isso é um mito. Para quem ainda não tem claro como é o funcionamento de um carro flex, acontece mais ou menos assim: a central eletrônica (ECU) desse tipo de veículo é capaz de identificar os diferentes combustíveis, gasolina ou etanol, e não há o menor problema de só abastecer com um tipo.

A única questão que as pessoas devem-se atentar é no seguinte ponto: esvaziar o tanque, abastecer o carro em seguida e logo depois parar o carro. Para que a ECU reconheça essa troca e o novo abastecimento, é bom – para não dizer necessário –   dirigir com o carro por cerca de 5 a 10 minutos, considerado o tempo de aprendizado do carro e da central.

Gasolina ou etanol, quais suas diferenças?

A gasolina é aquele combustível tradicional para os carros de passeio devido a sua octanagem. Ela é bem popular e formada por diversos hidrocarbonetos, que fazem com que o combustível evapore em diferentes temperaturas.

Agora o etanol, um combustível mais simples, é constituído por apenas um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Também vale mencionar que o etanol tem mais octanagem do que a gasolina, o que permite um índice de compressão maior aliado a maior potência.

Por outro lado, seu poder de evaporação é de 70% do poder da gasolina, o que gera essa diferença de preço na hora de realizar o abastecimento do carro. Em geral, o etanol rende mais potência para o carro, mas precisa de mais litros para se equivaler ao que a gasolina consegue. Essas são algumas das diferenças para a escolha gasolina ou etanol.

Há algum tipo de gasolina melhor para realizar o abastecimento?

Se você realizar um uso prolongado, a gasolina aditivada contribuirá para manter o motor mais limpo. Vale ressaltar que esse combustível não interfere em nada na potência do carro, mas sim, na parte de limpeza e lubrificação das peças.

A gasolina premium é mais recomendada para carros importados, principalmente os modelos esportivos, pois são feitos para rodarem com mais octanagem, com um rendimento melhor

Quais os cuidados necessários no abastecimento com gasolina ou etanol?

Basicamente, se você roda pouco,  e usa etanol, a recomendação é de troca de óleo mais frequente. Também é importante ressaltar que o abastecimento deve ser feito em postos de confiança, evitando combustíveis adulterados que prejudicam o funcionamento pleno do motor do carro.

De resto, fique tranquilo, pois não há uma preferência de combustível nos carros flex.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×